domingo, 22 de janeiro de 2017

10 Melhores Praias do Ceará

10 Melhores Praias do Ceará

Depois das listas das melhores praias da Bahia e do Rio de Janeiro, essa é a vez de tentar falar das melhores praias do Ceará, um dos Estados mais turísticos e belos do litoral do Brasil.
Lembrando que as listas incluem APENAS as praias que nós já conhecemos.
As fotos são de duas viagens que fizemos pelo litoral do Ceará. A primeira foi em 2011 e ficamos apenas em Fortaleza, fazendo passeios de bate-volta. É lógico que ficou gostinho de quero mais e em 2012, voltamos para explorar melhor em 2 semanas de viagem.
No final do post você encontra os links para alguns artigos do blog sobre as praias citadas.
Se você acha que ficou faltando alguma praia, deixe seu comentário. Essa lista pode ser modificada conforme eu vá conhecendo novas praias. As modificações serão indicadas.

As Melhores Praias do Ceará – Top 10 Ceará

Confira uma lista das melhores praias do Estado do Ceará

Seja nas praias com dunas ou naquelas com falésias, jangadas e o verde do mar são uma constante nas praias do Ceará
Antes de começar a lista, uma orientação básica que todo guia turístico irá te passar no Ceará.
O litoral do Estado, ao contrário do resto do país, não se divide em litoral norte e sul. Lá o litoral leste (onde se encontra Canoa Quebrada) tem as falésias como característica principal, enquanto no litoral oeste (com praias menos povoadas, como por exemplo a Praia da Lagoinha) predominam as dunas.
Por isso, resolvemos dividir nossa lista em 3 categorias: litoral leste, litoral oeste e Fortaleza.
Mapa do Litoral do Ceará, veja ampliado no Google Maps
Confira em vídeo do YouTube como são essas que estão entre as melhores praias do Ceará.
10 Melhores Praias do Ceará

Ceará – Litoral Leste

1 – Praia de Canoa Quebrada, Aracati

  • Adoramos ficar alguns dias em Canoa Quebrada, além do bate-volta que tínhamos feito de Fortaleza no ano anterior. Só fica a dica: o bate-volta de Fortaleza não é o suficiente. 
  • Canoa reúne todos os ingredientes que para mim são importantes para uma praia ser perfeita: uma praia de cores incríveis (na areia, nas falésias ou no mar), vários mirantes (as falésias e escadarias são perfeitas para explorar a praia de diversos ângulos), o vôo de parapente (imperdível) e um passeio de bugue incrível.
  • único senão fica para o excesso de pessoas e a infraestrutura das barracas, por vezes invasiva em relação à natureza. Por isso, vale fugir dos trechos mais movimentados (perto das barracas) e explorar os trechos mais desertos.

Vista aérea da Praia de Canoa Quebrada, uma praia que merece ser conferida além do bate-volta de Fortaleza

2 – Praia de Morro Branco, Beberibe



  • Acessível através de um bate-volta de Fortaleza ou de Canoa Quebrada (não experimentei ficar por lá, mas deve ser legal também), o grande atrativo da praia é o visual do labirinto de falésias, um caminho que você percorre por entre as formações da região.
  • É nesse trecho em que as falésias começam e seguem até o litoral do Rio Grande do Norte.
  • Se você veio de passeio de Fortaleza, será oferecido um passeio de bugue até a Praia das Fontes, que não é imperdível, mas passeio de bugue sempre é bom. Mas se optar por ficar curtindo a praia de Morro Branco, com certeza não fará um mau negócio.

O Labirinto de Falésias em Morro Branco é oportunidade incrível de circular pelas falésias

3 – Praia de Ponta Grossa, Icapuí

  • Para quem fica em Canoa Quebrada, esse é um dos passeios imperdíveis para se fazer por lá. De bugue, você atravessa inúmeras praias, como Estevão, Majorlândia, Quixaba, Lagoa do Mato, Fontainha, Retirinho e Retiro Grande. Confira ao lado ou no link o mapa da região.
  • A paisagem do caminho já é um atrativo. As falésias mudam de cor no decorrer do passeio. Uma das paradas principais é na Praia da Lagoa do Mato (20km de Aracati), num lugar conhecido como Garganta do Diabo. O visual é incrível.
  • Mas o destino final, depois de cerca de 50 km, é Ponta Grossa, quase na divisa com o Rio Grande do Norte. Uma grande duna, as pedras avermelhadas e o mar sempre incrível do Ceará compõe o cenário. Uma pena que logo logo foi preciso voltar. O trajeto depende da maré, já que o caminho é todo pela praia.
Garganta do Diabo, na Praia da Lagoa do Mato, uma das paradas do passeio de bugue até Ponta Grossa

Ceará – Litoral Oeste 

4 – Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara

  • Já considerada a praia mais bonita do mundo, Jericoacoara já não tem mais aquele aspecto de lugar intocado da primeira vez que estive por lá, em 1999. Até mesmo a circulação de carros, que era restrita, agora já está meio desregulada.
  • Mesmo assim, ainda guarda momentos inesquecíveis, como o pôr do sol no alto da duna. A duna também não é mais a mesma, mas é o programa de todo fim de tarde subir até o alto das dunas para conferir o pôr do sol.
  • E se você gosta de areia, aqui será seu paraíso, pois a areia não termina na praia. Todas as ruas da vila de Jericoacoara são de areia também, então onde quer que você esteja, o clima de praia permanece.
Praia de Jericoacoara e a duna do pôr do sol ao fundo, programa imperdível no final de tarde

5 – Praia da Lagoa do Paraíso, Jijoca de Jericoacoara

  • Nessa lista fiquei na dúvida entre incluir ou não as praias de lagoas, mas como elas são lindíssimas e imperdíveis, têm sol, água e areia, resolvi incluí-las. E não há lugar melhor para considerá-las que no Ceará, onde as imagens de redes sobre as águas viraram um cartão postal.
  • Gostamos tanto da Lagoa do Paraíso que visitamos em duas ocasiões. Na primeira, acabamos não ficando numa região tão legal, mas na segunda vez curtimos uma barraca só para nós. E dá-lhe relaxar nas redes ou sentar nas cadeirinhas de madeira, com os pés molhados pela água.
  • A cor das águas da lagoa impressiona em seus tons de azul e verde e é irresistível não querer mergulhar várias vezes.
Uma praia de lagoa também merecia entrar nessa lista no Ceará. A Lagoa do Paraíso é um desses lugares sensacionais.

6 – Praia de Cumbuco, Caucaia

  • melhor passeio de bugue do Ceará fica em Cumbuco.
  • O trecho pelas dunas com emoção é realmente emocionante e rende altas gritarias (já viu nosso vídeo no YouTube?). Para contrastar, a parada na lindíssima Lagoa de Cauípe é sensacional. O visual das pipas coloridas do kitesurf deixa o lugar ainda mais especial, mas o melhor mesmo é colocar uma cadeirinha na beira das águas e ficar relaxando como você merece.
  • Na volta, se ainda rolar disposição, vale a pena uma caminhada a pé pela praia ou simplesmente ficar curtindo o sol e o mar em alguma barraca de praia. Programa completo.
Praia de Cumbuco, o melhor passeio de bugue, mas também pode render uma ótima caminhada

7 – Praia da Lagoinha, Paraipaba

  • O visual do alto da praia, com algumas dunas douradas e coqueiros no lado direito da praia, é de tirar o fôlego. É com certeza um dos mais belos cenários do Ceará.
  • O passeio de bugue que se faz por lá, na realidade um passeio 3×1 que também inclui jardineira e catamarã, é bem mais ou menos. Não digo que não recomendo, pois o passeio até é legal e passa por alguns trechos bonitos, mas ficou abaixo do esperado.
  • Outro motivo de tristeza é que a praia, no canto direito (justamente onde está a duna dourada), já não se encontra tão selvagem ou preservada. Visite o quanto antes.
Um dos cenários mais lindos do Ceará: Praia da Lagoinha

8 – Praia da Lagoa Azul, Jijoca de Jericoacoara 

  • O nome já é inspirador, Lagoa Azul, mas como a água da lagoa é mais esverdeada, mais um caso de nome que parece buscar uma referência cinematográfica (no caso o filme “A Lagoa Azul”, de 1980) para despertar a inspiração das pessoas.
  • Embora inferior à Lagoa do Paraíso, ainda assim a lagoa é super gostosa, com águas tranquilas, diversas redes e barracas bem pertinho da água. É difícil ir de de forma independente, mas através do passeio de bugue a parada é muito rápida, quase difícil de conseguir relaxar de fato.
  • Como o espaço também é bem menor do que a Lagoa do Paraíso, perca as esperanças: você não vai se sentir como a Brooke Shields no filme. O movimento de todos os passeios de bugue que sincronizam a visita para o mesmo instante acaba com qualquer possibilidade de ser um lugar deserto e paradisíaco.
Na Lagoa Azul, relaxar numa rede molhada é bem gostoso, mas só não dá para esperar a lagoa vazia e tranquila

Praias de Fortaleza

9 – Praia do Futuro, Fortaleza

  • Uma das praias mais famosas de Fortaleza e de todo o Ceará, até já virou nome de filme. Em “Praia do Futuro” (filme de 2014 dirigido Karim Aïnouz), Wagner Moura vive um bombeiro que salva a vida de uma vítima de afogamento, justamente na Praia do Futuro, e acaba se envolvendo pela vítima, um alemão por quem acaba se apaixonando. O filme é incrível e vale ser conferido.
  • A Praia do Futuro representa uma experiência um pouco diferente das demais dessa lista. Aqui o lance é justamente curtir a infraestrutura. Na barraca Crocobeach, a mais famosa de lá, tem até piscina, além das barracas de praia (algumas com armário para guardar pertences, embora nem todos em bom estado) e restaurante.
  • O chato mesmo é ter que falar “não, obrigado” uma vez por minuto, para todos os ambulantes que passam oferecendo todo tipo de produtos. Ou seja, se você procura sossego e tranquilidade, não vá para lá, ou vá nos dias de semana e na baixa temporada. Mas também fica a dica, dizem que quando vazia, a praia não é lá muito segura.
Praia do Futuro em momento atípico, vazia só nos dias de semana

10 – Praia do Meireles ou Praia de Iracema, Fortaleza

  • Quando você chega na Praia do Meireles, fica meio surpreendido com a cor do mar. De um verde intenso, é difícil imaginar que numa praia urbana haja uma cor tão bonita. Mas há.
  • Apesar de bonita, não ficamos muito à vontade para ficar curtindo o sol na praia. Mas a caminhada pelo calçadão da Avenida Beira-Mar é super agradável, um dos calçadões de praia mais bonitos do Brasil.
  • De noite, rola uma feira de artesanato que garante o movimento, mas independente disso, todo mundo está lá, caminhando, correndo, praticando esportes nas quadras, curtindo os restaurantes e bares ou até mesmo conferindo um jardim japonês.
  • Por isso, também destacamos a Praia de Iracema, que possui um belo pôr do sol, na Ponte dos Ingleses (também chamada de Ponte Metálica). É um programa obrigatório. A praia, em si, não é muito boa para banho, mas vale a pena a caminhada no calçadão.
Apesar de urbana, a Praia do Meireles tem o mar cor de verde esmeralda

Extra – Praia de Bitupitá, Barroquinha

  • Não entrou na lista pois infelizmente não temos fotos legais da praia, que visitei em 1999 com uma amiga, mas foi uma experiência bem legal. O local fica próximo do litoral de Camocim, divisa com o Piauí. É nesse lugar que termina o litoral oeste do Ceará.  No final da praia, fica o Pontal das Almas, o lugar em que o rio Timonha encontra o mar. Se ficou curioso, veja nesse link um pouco mais sobre o lugar.
Melhores Praias do Ceará: Bitupitá
Bitupitá, na divisa do Estado do Ceará com o Piauí. Foto: Governo do Estado do Ceará
© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.Nota: Grato ao pessoal do Rodando pelo Ceará pela correção da informação sobre a cidade onde fica a praia de Ponta Grossa.