Praia Jericoacoara, Jijoca, Ceara

 Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca, a 300km de Fortaleza, na costa oeste do Ceará. Um lugar místico, de belezas naturais ímpares e bastante popular entre os que procuram sossego. Com sol o ano todo e ambiente aconchegante, o lugar está preparado para receber turistas que buscam uma experiência diferente.

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila de Jeri é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades e do agito diário. Por lá não há edifícios altos, necessidade de carros ou ruas calçadas - tudo é de areia. No ar é perceptível a simplicidade e um acolhimento, que faz muita gente se sentir em casa. 




Uma cerca dificuldade no acesso ainda ajuda a manter esse clima bucólico da vila, embora o turismo seja forte o ano inteiro. Jeri, assim chamada pelos íntimo, é também destino certo daqueles que amam velejar – os ventos de lá são dos melhores do mundo para a prática de kite e windsurf . Não há tempo ruim nem idade que impeçam quem quer aprender esses esportes!

Jeri tem bons restaurantes, pousadas com uma estrutura cada vez melhor, festas e lojinhas de artesanato. É o lugar ideal para quem quer relaxar e revezar entre cenários belos, passar o dia na Lagoa do Paraíso e um fim de tarde na Duna do Pôr do Sol. A vila é pequena, mas sua beleza é gigante e a atmosfera contagiante! 


O que fazer em Jericoacoara 

Com o nascer do sol, as opções do que fazer em Jeri nascem também. As maiores atrações são para ser vistas durante o dia; por isso, se você tem pouco tempo, vale a pena acordar cedo para aproveitar bem o dia. 


Grande parte das pessoas que querem curtir o mar, vão para a praia de Jeri, a mais próxima da vila. A tranquilidade está ali, e pegar um pouco de sol depois de um mergulho no mar é rejuvenescedor. Têm alguns restaurantes com cadeiras e com sombreiros aonde se pode conhecer a culinária nordestina. Para quem quer praticar ou aprender kitesurf, esse o point da região. Para apreciar uma água calma e cristalina, talvez você prefira curtir as lagoas em vez de mar.


As atrações naturais de Jeri ficam, em boa parte, afastadas da vila. No litoral leste, local mais popular da região, as maiores atrações são lindas a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraíso, onde fica o clube de praia Alchymist e a Pedra Furada. As agências, buggueiros e motoristas de Jericoacoara oferecem passeios para o lado leste e para o lado oeste, que podem ser feitos em buggy ou veículos tracionados, de forma particular ou compartilhado - tudo depende de como você gostaria de realizar a atividade.


Os passeios geralmente são feitos com saída de manhã cedo e retorno por volta das 15h e passam por diferentes atrações da região. Se você quiser ir apenas para um local específico, como por exemplo passar o dia curtindo a Lagoa do Paraíso, também poderá fazer isso, basta combinar com um motorista. 


O pôr do sol é sempre uma atração em Jeri e se você puder, admire-o todos os dias de sua viagem, cada dia de um lugar diferente. Você pode acompanhar o sol se pondo na Praia de Jeri, na linda Duna do Pôr do Sol, que tem um visual maravilhoso, ou se preferir algo mais agitado, na balada que acontece no rooftop do Hotel Hurricane Jeri. 

 

Praias e Lagoas de Jericoacoara 

Jericoacoara é um destino muito procurado pelos amantes das praias. Não são muitas praias diferentes na vila, é verdade, mas em contrapartida elas são bem extensas. Em cada trecho do mar, é permitido um tipo de esporte para não causar confusão entre os praticantes.


A Praia de Jeri é a que tem a melhor infraestrutura para os visitantes e é nela que ficam os kitesurfistas. Bem na orla estão várias pousadas e restaurantes, uma mão na roda para quem quer ficar na praia sem precisar se preocupar com nada. A água costuma ser calma, mas com ventos frequentes e o visual da praia muda bastante quando a maré está cheia e vazia. 


Já a Praia da Malhada, fica perto da vila, mas é bem menos frequentada. Ela fica no caminho para a Pedra Furada e muitas vezes está bem deserta. Quem procura por sossego pode dar um pulinho por ali ou continuar andando com destino à Pedra Furada, já que no caminho há praias bonitas e pouco frequentadas. 


Jericoacoara não é um destino conhecido apenas pelo mar. As lagoas são parte importante do roteiro de quem visita Jeri e não podem ficar fora do roteiro. Assim como parte dos turistas fica na praia durante o dia, outros tantos fazem o mesmo, mas nas lagoas. Os restaurantes na beira da água são perfeitos para quem quer passar o dia apenas desfrutando do bom tempo, sem pensar em mais nada. 


As lagoas se formam na época de chuvas, nos municípios vizinhos de Jeri, mas a interação é tão grande que, para os turistas, é como se elas pertencessem a Jericoacoara realmente. Algumas possuem uma coloração azulada lindíssima, como numa praia do Caribe; além de proporcionar um belo espetáculo para os olhos, são ótimas para mergulho. A água não é gelada, então não provoca aquela preguicinha de mergulhar. 


A Lagoa da Tatajuba e a Lagoa Paraíso são as que têm melhor infraestrutura para os turistas, com vários restaurantes em sua extensão. A Lagoa do Paraíso, é nossa favorita, porque tem uma coloração belíssima e porque abriga o Alchymist, um club de praia querido na região e que tem ótima estrutura! As lagoas são uma ótima opção para quem quer descansar e possuem redes dentro da água para deixar o turista ainda mais à vontade. 



Compras em Jericoacoara

Jeri não é o paraíso para compras, mas há sim boas lojinhas para você encontrar alguns artigos interessantes. As lojas de roupas são voltadas, principalmente, para moda praia, e vendem vestidos, biquinis, sungas além de camisas com proteção solar (ítem interessante para quem não quer se queimar). Outras tantas lojas e vendedores ambulantes vendem artigos de lembranças, bijouterias e camisas com o nome da vila, que são boas opções de presentes para os amigos. 


Noite de Jericoacoara 

Tanto quem curte tranquilidade como baladas pode viajar para Jeri que não ficará decepcionado. Como estamos falando de um destino no Ceará, as noites na vila não poderiam ser embaladas por um som diferente: é o forró comanda a região. A pouca quantidade de luzes elétricas garante um clima muito especial, deixando as belezas do céu mais visíveis - separe uma noite para observar as estrelas! 


No fim de tarde, o local mais animado da vila é o rooftop do hotel Hurricane Jeri. O espaço ao ar livre funciona como uma espécie de bar e lounge, tem DJ's e outras atrações que variam a cada dia. Boa opção para quem quer assistir o pôr do sol de uma forma mais animada. 


Quando o sol se põe e a noite cai, várias barraquinhas de caipifrutas são montadas no final da Rua Principal, junto da praia. Muitas pessoas ficam por ali conversando e tomando drinks, especialmente o "capeta", capifrutas ou capirinhas. De lá, muita gente segue para outros locais. 


Para quem prefere uma noite tranquila, uma das alternativas é apenas sair para jantar. Alguns restaurantes têm música ao vivo durante o jantar. Uma das opções é o bar-restaurante Samba Rock, um local alto astral com DJ's e música o vivo. Para quem quer dançar, a sugestão é o Restaurante Dona Amélia, que tem forró e uma pista ao ar livre às quartas-feiras e sábados ou o Maloca, que tem um forró às quintas-feiras.


Dicas de Jericoacoara 

Importante: Em setembro de 2017 a Prefeitura de Jijoca, município do qual Jericoacoara faz parte, passou a cobrar uma Taxa de Turismo no valor de R$5 por dia dia de permanência, por pessoa. Idosos com mais de 60 anos e crianças até 12 anos estão isentos da taxa. O valor pode ser pago previamente pela internet, através do site da Prefeitura de Jijoca ou na chegada à vila. 


- Não é permitido circular com carro próprio, sem autorização, pela vila. Caso vá com carro próprio até Jericoacoara você terá que deixá-lo em um estacionamento. 


- Jeri não é um lugar muito indicado para pessoas com limitações de locomoção. Todas as ruas da vila são de areia - o local não é pavimentado - então para quem tem restrições para se locomover ou tem bebês pequenos, que precisam de carrinho, pode ser complicado o deslocamento. 


- Sempre venta em Jeri! Leve protetor solar porque o vento dá a impressão errada de que o sol não está queimando a pele. Óculos de sol, boné/chapéu e acessórios para amarrar os cabelos também são indispensáveis. 


- É recomendável economizar na bagagem para Jeri. Como todas as ruas são de areia, arrastar malas com grande peso é bastante complicado.


- Quem não gosta de vento deve evitar principalmente o mês de agosto – quando sempre venta bastante. Por outro lado, para quem quiser aprender a fazer esportes como kite e windsurf, é um dos melhores lugares do mundo.


- Cartões de crédito são aceitos nos principais restaurantes e pousadas da vila, mas eventualmente você poderá precisar de dinheiro em espécie para pagar um passeio ou compra em uma loja pequena. 


- Não há bancos ou caixas eletrônicos em Jericoacoara. Se precisar de agência bancária você terá de ir a Jijoca, uma cidade com estrutura melhor. Leve o dinheiro que precisará durante a viagem. 


- Assim como todo destino do mundo, há avaliações positivas e negativas sobre o local. A estrutura limitada, dificuldade para chegar e pagamento da taxa pesam como qualidades negativas para algumas pessoas. Para outras, essa simplicidade é o que torna a vila bacana. Tudo é questão de opinião e ponto de vista. Antes de ir à Jericoacoara, entenda como é sua dinâmica. Lembre-se que muitas acomodações são simples, as ruas são todas de areia e que a praia não tem água tão cristalina - as lagoas são mais bonitas.  

Por Camille Panzera, Melhores Destinos  





 

Mapa